Bom dia blogueiras de plantão...

Meninas, eu vim aki pra contar umas coisinhas da cirurgia e pradesabafar um pouquinho mais antes disso preciso postar aki a dieta pós operatória pra uma moça linda que conheci no consultorio do meu medico e que operou dia 17 de setembro, e acredito eu que esta em casa a partir de hj e com certeza muito bem...

Luciene, postando aki pois assim fica facil pra vc, e todas as vezes que vc tiver alguma dificuldade poderá vir aki e tirar suas duvidas ok!!!

Orientaçoes nutricionais:

Em casa (a partir da alta hospitalar)

1º quinzena: DIETA LIQUIDA

2º quinzena: DIETA LIQUIDA + DIETA PASTOSA

REFEIÇOES BASICAS

  1. Faça intervalos de 2 a 3 horas no maximo , entre as refeiçoes, não se esquecendo de beber agua nesses intervalos.
  2. A quantidade de liquidos necessarios por dia é de 1,5 a 2,0 litros, se possivel (estes liquidos correspondem a agua principalmente)  que pode ser substituida apenas por Agua de coco ou cha com ADOÇANTE. Obs: Procure observar a cor da sua urina. Se estiver muito amarelada (concentrada), aumente o consumo de agua. Quanto mais clara melhor!
  3. Não é permitido nos primeiros 30 dias, o consumo de qualquer tipo de bebida gasosa (refrigerante e agua com gas) ou bebidas alcoolicas, pimenta do reino, canela, corante (colorau), cafe puro, cha mate e oregano.
  4. O uso do adoçante e leite desnatado (inclusive seus derivados) é necessario devido à SÌNDROME DE DUMPING, decorrente da passagem rapida de alimentos ricos em açucar ou gordura para o intestino, visto que o estomago nao tolera mais este tipo de alimento apos ser reduzido. Os sintomas são: "suor frio", fraqueza, tremor, mal estar, tonturas e diarréia.

Primeiros 15 dias  (Dieta Liquida)

* Tranquilidade para comer nesse periodo é indispensável. O seguimento desta orientação e muito importanto para a hidratação.

*Alem de agua, chá e agua de coco podem ser acrescentados a alimentaçao:

# Leite de vaca desnatado ou leite de soja light com Cálcio

(DICA: Adicione 2 colheres de sopa de Sustagem ou Nutren Active em 1 copo pequeno de leite desnatado fluido para aumentar o valor de proteina e calcio da dieta).

#Iogurte liquido sem gordura (light)

#Coalhada feita com leite desnatado

#Suco de fruta natural coado

Obs: NÃO tomar suco de laranja, por ser muito calorico, e nao por ser acido!!

Logo é permitido o consumo de sucos como maracujá, acerola, limonada, uva, etc!!!

#Sucos industrializados tipo Del Valle ou Mais na versao Light sabores uva, maracujá, caju, acerola e morango

OBS: Sabores de pessego, manga ou goiaba podem ser consumidos diluidos: 1/3 de agua para cada 2/3 de suco.

# Polpas congeladas (saquinho) para bater no liquidificador, com adoçante.

#Sucos tipo Maguary, Jandaya para diluir em agua e adicionar adoçante.

OBS: NÃO utilizar sucos em pó, como por exemplo Tang, Clight, etc...

#Leite fermentado tipo Yakult, Chamyto ingerir no maximo 1 unidade ao dia.

#Gelatina dietetica (pode ser ingerida solida) Durinha rsss...

Caldo de carne cozida (frango, musculo de boi ou peixe)

Modo de preparo: Refogue um pedaço medio (60 g) de carne, dividido em 6 a 8 cubinhos, com tempero natural (alho e cebola), acrescentar 2 copos de 150 ml e deixar por 20 min. Retire o caldo de carne e liquidifique com apenas um cubinho de carne e coe logo apos. O volume deve ser equivalente a 150 ml (aproximadamente) por refeição. Este caldo é fonte rica de PROTEINA ANIMAL e precisa fazer parte de suas principais refeiçoes pois contribui para o sucesso do seu pós operatorio.      OBS: Uma pequena quantidade de sal tambem é permitida, porem o oleo e condimentos industrializados tipo sazon e caldo knorr  NÃÃO!

¨Nas primeiras duas semanas em casa, apenas os alimentos liquidos sao permitidos. Sendo assim, os caldos de carne, ave ou peixe  devem ser coados para evitar a permanencia de algum residuo.

Obs: Nao acrescentar legumes, verduras e nem caldo de feijão no caldo de carne.

APÓS 15 DIAS (Dieta liquida + Dieta pastosa)

* A quantidade e o volume de alimentos devem permanecer iguais aos permitidos anteriormente.

* A partir da terceira semana (apos 15 dias de cirurgia), em casa, alem dos alimentos liquidos tolerados anteriormente, você podera introduzir em suas refeiçoes ALIMENTOS PASTOSOS

A aprtir do 30º dia de cirurgia, você poderá iniciar a ingestao de alimentos solidos, sob orientação nutricional. Seu acompanhamento devera ser feito no 1º, 3º,6º,9º e 12º mÊs pós cirurgico. Apos este periodo você deverá ser acompanhado de seis em seis meses.

 

 Dra Daiane F. Bicalho nutricionista da trauma One.

 

 

Luciene, espero que a ajude ok!!!

Meninas, depois eu lto para contar as novis pra vcs ok!!! bjus borboleticos a todas...

[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]
Visitante número: